Blog

FAO acompanha o progresso nos indicadores dos ODS relacionados com a alimentação e a agricultura |Notícias |Centro de Conhecimento ODS |IISD

O relatório centra-se nos 21 indicadores dos ODS sob a custódia da FAO e noutros dez indicadores dos ODS “com forte influência na esfera alimentar e agrícola”.

Os indicadores abrangem os ODS 1 (eliminação da pobreza), 2 (fome zero), 5 (igualdade de género), 6 (água potável e saneamento), 10 (redução das desigualdades), 14 (vida abaixo da água) e 15 (vida na terra). . Grandes Pistas de Robô

FAO acompanha o progresso nos indicadores dos ODS relacionados com a alimentação e a agricultura |Notícias |Centro de Conhecimento ODS |IISD

O relatório procura apoiar os países na “tomada de todas as medidas necessárias para voltar ao caminho certo” para alcançar os ODS até 2030.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) publicou a sua análise de tendências de 2023 em indicadores selecionados em oito ODS.O relatório conclui que, embora o progresso em muitas das metas relacionadas com a alimentação e a agricultura tenha estagnado ou invertido, e persistam lacunas de dados, a “visão de um mundo com zero fome e desnutrição, e com uma agricultura sustentável, ainda está ao nosso alcance”.

O relatório intitulado 'Acompanhamento do progresso nos indicadores dos ODS relacionados com a alimentação e a agricultura em 2023' centra-se nos 21 indicadores dos ODS sob a custódia da FAO e noutros dez indicadores dos ODS “com forte influência na esfera alimentar e agrícola”.Os indicadores abrangem os ODS 1 (eliminação da pobreza), 2 (fome zero), 5 (igualdade de género), 6 (água potável e saneamento), 10 (redução das desigualdades), 14 (vida abaixo da água) e 15 (vida na terra). .

Um comunicado de imprensa da FAO sublinha que, de acordo com as conclusões do relatório, para alcançar as metas dos ODS relacionadas com a alimentação e a agricultura, são necessárias ações e políticas urgentes e coordenadas “para abordar as desigualdades enraizadas, transformar os sistemas agroalimentares, investir em práticas agrícolas sustentáveis ​​e reforçar resiliência contra choques”, melhorando simultaneamente as capacidades de dados, especialmente em países menos desenvolvidos, para orientar mudanças transformadoras.

O relatório mostra que têm havido tendências positivas nas áreas de conservação dos recursos genéticos vegetais, eficiência no uso da água e adoção de instrumentos para combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INN).Embora a área florestal mundial tenha caído de 31,9% em 2000 para 31,2% em 2020, observa-se que, em comparação com décadas anteriores, a taxa de declínio abrandou.

No entanto, muitos dos indicadores dos ODS relacionados com a alimentação e a agricultura estão num estado crítico, de acordo com o relatório.Por exemplo, a proporção da população mundial afectada pela fome crónica em 2022 foi de aproximadamente 9,2%, em comparação com 7,9% em 2015. As últimas estimativas da FAO indicam que, em 2022, entre 691 milhões e 783 milhões de pessoas passaram fome.O relatório mostra ainda aumentos significativos na insegurança alimentar, de 25,3% da população mundial em 2019 para 29,6% em 2022.

A publicação apresenta um quadro misto de indicadores dos ODS centrados na desnutrição.Por exemplo, o atraso no crescimento diminuiu de 26,3% em 2012 para 22,3% em 2022, mas, alerta o relatório, a taxa de redução é insuficiente para atingir a meta global.Além disso, em 2022, 6,8% das crianças menores de cinco anos foram afetadas pela emaciação, enquanto a proporção de crianças com excesso de peso permaneceu estagnada em 5,6%.

O relatório revela ainda que em 2021, 21,5% dos países enfrentaram “preços dos alimentos moderadamente a anormalmente elevados”, em comparação com o máximo histórico de 48% em 2020. A média para 2015-2019 de 15,2% aponta para aumentos contínuos nos preços dos alimentos, principalmente devido ao aumento dos custos de produção e transporte resultantes de fertilizantes e energia mais caros.

Lançado num evento de alto nível em Nova Iorque, EUA, em 15 de setembro de 2023, antes da Cimeira dos ODS, o relatório procura apoiar os países na “tomada de todas as medidas necessárias para voltar ao caminho certo” para alcançar os ODS até 2030.

A transformação dos sistemas alimentares é uma das 12 iniciativas de alto impacto que o Secretário-Geral da ONU identificou para o sistema de desenvolvimento da ONU se mobilizar para a Cimeira dos ODS.[Publicação: Acompanhamento do progresso nos indicadores dos ODS relacionados à alimentação e à agricultura 2023] [Página inicial da publicação] [Relatório digital] [Comunicado de imprensa da FAO] [Página do evento da FAO] [Portal de dados dos indicadores dos ODS da FAO]

A Atualização dos ODS compila notícias, comentários e eventos futuros que são publicados no Centro de Conhecimento dos ODS todos os dias, entregando informações sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na sua caixa de entrada.

FAO acompanha o progresso nos indicadores dos ODS relacionados com a alimentação e a agricultura |Notícias |Centro de Conhecimento ODS |IISD

Esteiras para minicarregadeiras © 1990-2023, IISD.Trechos só podem ser usados ​​com citação acadêmica apropriada e um link para o artigo/página correspondente utilizado.